PROJETO APICULTURA SUSTENTÁVEL

09/07/2020

Uma parceria da APICUESTA e a AES Tietê para a preservação 

ambiental e a produção apícola.

A AES Tietê está entre as maiores companhias de geração de energia do Brasil. Com 20 anos de atuação no país, é composta por nove usinas hidrelétricas, três pequenas centrais hidrelétricas, dois complexos eólicos e três complexos solares. O Projeto Apicultura Sustentável AES Tietê tem como propósito estimular a restauração florestal no entorno dos reservatórios e gerar renda para apicultores locais. A parceria com estes visou possibilitar um incremento na polinização das plantas nativas, o monitoramento e a proteção das áreas de restauração junto a uma maior geração de renda a estes trabalhadores. Com essa oportunidade, surgiu a parceria da AES Tietê com a APICUESTA em 2018.

O objetivo dessa parceria é apoiar a Associação dos Apicultores Polo Cuesta (APICUESTA) para o fortalecimento de sua governança, possibilitando a elaboração de um planejamento estratégico para o desenvolvimento da venda do mel no mercado interno. Com isso, as áreas das margens dos reservatórios tornam-se produtivas, servindo como pastos apícolas para a produção de mel silvestre aos associados da APICUESTA.

Os resultados esperados dessa parceria é a recuperação das matas ciliares, o fortalecimento do associativismo, o aumento da produção de mel e consequentemente o aumento da renda do apicultor.

O projeto Apicultura Sustentável possibilitou o auxílio à APICUESTA com:

  • Construção de um Planejamento Estratégico de longo prazo
  • Capacitação e revisão da governança e das práticas de gestão
  • Capacitação em estratégias de mercado para os produtos da APICUESTA
  • Criação da identidade visual e logomarca
  • Criação de website e vídeo institucional
  • Ocupação das áreas da AES com apiários até 2022

O apoio à gestão foi executado pelo Instituto Meio, com participação ativa da nossa diretoria executiva da APICUESTA. Foram reuniões mensais durante 1 ano e muito trabalho para caminhar em direção aos nossos sonhos.

As áreas continuam disponíveis para instalação de apiários. Para maiores informações ou tornar-se parte deste projeto, entre em contato com a Associação!